Torne-se um profissional capacitado para atender com segurança e excelência a crescente demanda dos casos de dificuldades alimentares no público infantil.
Aprenda a intervir através de técnicas e abordagem assertivas de intervenção interdisciplinar e humanizada.
Programação Fetal Metabólica e epigenética na gestação
• Epigenética no início da vida e a relação positiva e negativa
• Aspectos fisiológicos, sociais e emocionais da alimentação
• Desenvolvimento Infantil de crianças típicas e atípicas relacionado
a alimentação
Fisiologia do Paladar
• Gestação e formação do paladar
• Fisiologia do Paladar
• Influência da amamentação na construção de hábitos alimentares
do bebê.
Introdução Alimentar
• Quando iniciar a I.A (sinais de prontidão), quais utensílios necessários
utilizar, como iniciar o processo, ofertas e preparações dos alimentos
• Tipos de Alimentação complementar: tradicional, BLW, participativo
• Desenvolvimento das habilidades do comer
Participação da família no processo efetivo do comer
Planejamento do Esquema alimentar do Bebê
• Esquema Alimentar de 6 – 12 meses
• Esquema alimentar de 12 – 24 meses
• Janela imunológica (quais alimentos devem e não devem ofertar)e
Fitoterapia Ayurveda
Desenvolvimento de crianças no Transtorno do Espectro
Autista/SD/TDHA
• Características alimentares no Transtorno do Espectro Autista (TEA), Déficit
de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Down (SD)
• Neurotransmissores, epigenética, sistema gastrointestinal, sistema
imunológico, sistemas de destoxificação
• Como conduzir clinicamente a criança no TEA e/ou TDAH do ponto de vista
nutricional e comportamental
• Como conduzir clinicamente SD do ponto de vista nutricional e
comportamental
Avaliação e Intervenção clínica e funcional
• Avaliação clínica e laboratorial (quais exames devem e podem ser
solicitados)
• Suplementação para modulação intestinal, metilação de DNA, estresse
oxidativo, neuro inflamação, disfunção mitocondrial, destoxificação
• Dificuldades do comportamento alimentar da criança atípica
• Intervenção nutricional
Fisiopatologia ao diagnóstico e impacto na saúde da criança
com obesidade
• Epidemiologia da obesidade infantil
• Fisiopatologia ao diagnóstico
• Causas da obesidade infantil (determinantes e condicionantes da obesidade)
• Prevenção e tratamento nutricional do excesso de peso e obesidade infantil
Obesidade Infantil e a relação com seletividade alimentar
• Abordagem integrada e multidisciplinar no cuidado à criança com excesso
de peso e obesidade
• Criança acima do peso x seletiva (como intervir, qual prioridade)
• Experiências bem-sucedidas de controle, prevenção e manejo da
obesidade infantil
Terminologia e Classificação das Dificuldades Alimentares
• Início dos problemas relacionados ao comer
• Definição, prevalência, classificação (Crianças com apetite limitado,
crianças com ingestão seletiva e crianças com fobia alimentar) e causas
orgânicas, sensoriais, comportamentais e orais
• Diferença de D.A x seletividade alimentar (diferenças na intervenção?)
Identificação das Dificuldades Alimentares
• Transtorno Alimentar DMS-5 – Tare (Transtorno Alimentar Repetitivo
Evitativo)
• Casos clínicos (exemplos de pacientes com neofobia alimentar, Tare, recusa
alimentar e seletividade alimentar)
• Estudos evidenciados
Atendimento clínico nutricional nas dificuldades alimentares
em pediatria
• Atendimento nutricional (anamnese, rastreio alimentar, identificação das
causas, sinais, sintomas, avaliação do comportamento alimentar infantil e
familiar)
Avaliação Antropométrica e funcional na pediatria.
• Avaliação Nutricional na infância
• Orientações de mudança de comportamento alimentar familiar
• Estratégias nutricionais aplicáveis
Dificuldades Alimentares e sua relação ao comportamento
• Formação e desenvolvimento do comportamento alimentar
• Fatores fisiológicos, ambientes e sociais na prática de formação do
comportamento alimentar infantil
Como a psicóloga pode tratar as dificuldades alimentares
• Estratégias e ferramentas
• O que devemos avaliar para encaminhamento ao psicólogo
• O que interfere nas escolhas alimentares, dificuldades de comer
• Como as emoções podem interferir nos resultados de intervenção
Alergias e intolerâncias alimentares e a relação com a
criança que não come
• Bases do sistema Imune
• Resposta ao Sistema Imune
• Alergia a proteína do leite de vaca
• Alergia ao ovo e outros alimentos
• Relação das alergias com a dificuldade do comer
Disfunções gástricas e respiratórias associadas as
dificuldades do comer
• Problemas gastrointestinais que prejudicam a criança de comer (Refluxo
Gastroesofágico, disfagia, esofagite eosinofilia, arrotos, flatulência,
constipação, amigdalite) – O que são, sintomas, diagnóstico
• Problemas respiratórios (Adenoide, bronquite, asma)
Microbiota Intestinal
• Diferença entre Microbiota x Microbioma.
• Composição e colonização da microbiota intestinal
• Eixo intestino-cérebro
• Marcadores intestinais associados à absorção, permeabilidade, danos e
reparação intestinal, inflamação sistêmica e resposta imune
• Relação da microbiota intestinal com as crianças com dificuldades
alimentares.
Prescrição de suplementos de probióticos e prebióticos
• Prescrição segura de probióticos, pós-bióticos e simbióticos – • Definição e
diferenças
• Quando usar probióticos, prebióticos?
• Como prescrever? Quais cepas devem ser utilizadas e suas aplicações
• Quais cuidados para prescrição
• Combinações de suplementos de vitaminas e minerai
Avaliação na pediatria para suplementação
• Mecanismo de ação
• Quando e como suplementar micronutrientes
• Quando e como suplementar calorias e proteínas
• Quais exames devem ser solicitados pela nutricionista? (O que deve avaliar,
sintomas e sinais)
Exames Bioquímicos relacionados as dificuldades
alimentares
• Interpretação de exames bioquímicos.
• Fórmulas magistrais
• Disponibilidade de nutriente
Influência do comportamento alimentar familiar
• Tipos de parentalidade
• Disciplina positiva (origem, como aplicar e conduzir)
• Alimentação responsiva (o que é necessário para aplicação)
Estratégias de engajamento familiar
• Engajamento da família na intervenção nutricional (divisão de
responsabilidade dos pais)
• Temperamento infantil e sua relação no ato do comer
• Como abordar criança que não come
Educação Nutricional na seletividade alimentar
• Educação Nutricional (ferramentas, abordagens, atividades), como intervir a
seletividade alimentar através da E.N?
Oficinas Culinárias como estratégias de estimulo ao ato do
comer.
• É possível conduta positiva sem cozinha terapêutica?
• Cozinha terapêutica como forma de estímulo e motivação para comer
(qual importância)
• Grupo terapêutico (quando, como, avaliação)
• Aplicação prática da educação nutricional (quando usar e porque usar
determinadas ferramentas
Técnica de terapia alimentar como intervenção na
seletividade alimentar
• Quando a terapia alimentar é indicada para tratamento (o que precisa
avaliar, o que precisa considerar para que a família e a criança entre no
processo terapêutico)
• Origem e definição (como iniciar a terapia alimentar
Como a ludicidade pode incentivar o ato do comer
• Ludicidade como forma de estímulo para o comer (qual raciocínio clínico)
• Estudos científicos de intervenção nutricional na seletividade alimentar
•Estudos de casos na prática clínica
Abordagens Terapêuticas na seletividade alimentar
• Impacto da terapia alimentar na vida da criança)
• Expansão de repertório alimentar
• Por onde iniciar o processo terapêutico, quais alimentos são de partida e
quais abordagens utilizar)
• Exemplos de alimentos e abordagens aplicáveis
Definição de abordagens terapêuticas e sua aplicação.
• Esticamento alimentar (qual o raciocínio clínico, que casos optar por essa
abordagem, exemplos de vários alimentos)
• Prática terapêutica usando exemplos de alimentos e propor esticamento
alimentar
• Escalada do comer (interagir, tolerar, tocar, cheirar, provar, comer)
• Get Permission
• Gamificação
• Planejamento alimentar qualitativo (como elaborar)
•Relatórios das sessões terapêuticas e devolutivas aos pai
Prática Clínica na Terapia Alimentar
• Exemplos reais de casos de pacientes com seletividade alimentar e
dificuldades alimentares (desde o diagnóstico até a alta) – Desenvolvimento
de todo processo terapêutico
• Qual o raciocínio clínico nutricional, qual abordagem terapêutica e
desenvolvimento na demanda de cada alimento utilizado. Formas de ofertas
e atividades aplicadas
Prática Clínica na terapia alimentar de crianças com
TEA/SD/TDHA
• Qual a diferença da aplicação
• Como deve ser o raciocínio clínico e nutricional
• Desenvolvimento do processo terapêutico
Fitoterapia e aromaterapia na infância
• Conceito, importância e contextualização na prática clínica, farmacológica,
terapêutica e toxicológica
• Modulação dos Fitoterápicos no sistema digestório na disbiose e
detoxificação
• Fitoterápicos no sistema endócrino no monitoramento do peso e
patologias associadas.
• Fitoterápicos no perfil lipídico e doenças cardiovasculares – síndrome
metabólica
Fitoterapia em crianças neurodivergentes
• Fitoterapia que auxilia na alimentação de crianças neurodivergentes
(quando prescrever, quais benefícios, o que prescrever, tempo de uso)
• Fitoterápicos x dificuldades alimentares
• Aromaterapia e seus benefícios em crianças com dificuldades alimentares
Consultório voltado para a Pediatria Nutricional
• Como montar consultório nutricional utilizando a técnica de terapia
alimentar
• Como deve ser feito a venda de programas nutricionais
• Como precificar a terapia alimentar
• Como tornar uma profissional de sucesso
Vendas e negócios no marketing digital
• Como escolher público a ser alcançado
• Quais estratégias de venda online
• Como realizar levantamento de produtos e vendas
• Como se posicionar na rede social no trabalho de seletividade alimenta
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